Você provavelmente já sentiu a pele desidratada em algum momento, como aquela pele com a sensação de repuxamento, que facilmente confundimos com pele limpa ou a pele descamando, por exemplo.

Mas além desses fatores, há outros sinais de uma pele desidratada não tão perceptível. Se sua pele está sem viço, sem vida ou até mesmo com olheiras, significa que você precisa melhorar na hidratação tanto interna, quanto externa.

Os alimentos que você consome e o tanto de água que bebe diariamente, tem grande influencia no aspecto da sua pele. Por isso, é preciso hidratar-se internamente também, não só externamente.

Para te ajudar a identificar uma pele desidratada, fizemos uma lista com características que associam a falta de hidratação:

  1. Vermelhidão e sensibilidade

Pelo fato da barreira cutânea estar comprometida pela desidratação, ocorre sintomas como sensibilidade, vermelhidão, inflamação ou coceira.

  • Pele repuxada e áspera

O mesmo preenchimento que compõe os espaços da pele também é responsável por seu viço e lubrificação. Quando ele está em déficit, você tem essa sensação de ressecamento, tem uma pele opaca, áspera, rígida. Todas as estruturas da pele ficam mais palpáveis nesse quadro, porque você não tem a água e a lubrificação para deixá-la mais uniforme.

  • Coceiras

A falta de água na pele costuma se manifestar em coceiras, que se não cuidadas e hidratadas, podem ferir e até sangrar.

Esses são os principais sintomas da pele desidratada, em alguns casos também pode causar sensações desconfortáveis e dolorosas, como pele tensionada, formigamento e pele quente.

Mas afinal, quais são os fatores internos e externos que influenciam para uma pele seca e desidratada? Confira alguns:

  1. Baixas temperaturas no inverno, altas temperaturas no verão, o vento, os raios ultravioletas do sol e os ambientes fechados com aquecimento ou ar-condicionado central estimulam a evaporação da água, causando a pele desidratada.
  2. Os alérgenos e poluentes agridem a camada externa da sua pele, deixando-a suscetível à perda de água.
  3. Contato prolongado ou repetido com a água pode causar a hidratação.
  4. Chuveiro muito quente, além de substâncias químicas agressivas, como as encontradas nos produtos de limpeza doméstica, tudo isso pode afetar o funcionamento da barreira de proteção da sua pele.
  5. O uso de determinados medicamentos (por exemplo, retinóides ou corticosteróides) podem causar o ressecamento da pele.
  6. A desidratação causa pele seca! Por isso, beba muita água. Parece óbvio, mas é preciso dizer que a maioria de nós não bebe água em quantidade suficiente.

Para mais informações ou produtos hidratantes, entre em contato conosco:

https://linktr.ee/equilibriomanipulacao

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *